top of page

A MODA DE LUXO NO AMBIENTE DIGITAL POR MEIO DE NFTS

  • Foto do escritor: Thiara Araújo
    Thiara Araújo
  • 25 de jun. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 31 de jul. de 2024

Por Thiara Araújo Vieira de Andrade


Atualmente, com constantes transformações digitais e tecnológicas, as pessoas estão cada vez mais conectadas e se relacionando de maneira online. Esse quadro aumentou com a crise gerada pelo coronavírus, fazendo com que empresas de moda de luxo se reposicionassem no mercado. Assim, como maneira estratégica, essas marcas apostaram e apostam em produtos virtuais, os NFTs vestíveis, que são conhecidos como artes virtuais podendo ser uma roupa ou um acessório digital que possuem certificados digitais, garantindo a sua exclusividade e conquistando novos consumidores. 


 

Assim, esta pesquisa analisa o segmento do mercado de luxo no ambiente da moda digital, por meio de NFTs vestíveis e a sua empregabilidade em plataformas digitais, como redes sociais, o metaverso e o ambiente da gamificação.

 

Como objetivo, busquei analisar o luxo contemporâneo nas ações da moda digital por meio dos NFTs vestíveis. A pesquisa reconhece e apresenta o novo mercado de luxo no ambiente virtual, por meio de um estudo de múltiplos casos que trazem experiências imersivas e virtuais.

 

O projeto, metodologicamente, está pautado em uma pesquisa qualitativa e de compilação. A pesquisa possui objetivos exploratórios através de levantamento bibliográfico sobre o luxo contemporâneo e análises de exemplos experimentais ao investigar a moda de luxo no ambiente virtual.

 

Para se ter uma amplitude melhor do luxo, sua evolução e reflexões, foram utilizados os livros dos autores Lipovetsky (2009 e 2010), James Laver (2010) e Castilho e Villaça (2006) que apresentam desenvolvimentos do luxo durante a história da moda e análises sobre o luxo, sendo relacionado ao raro e a algo subjetivo. Para discutir sobre os NFTs vestíveis e suas aplicações na moda de luxo, utilizou-se pesquisas como teses e artigos, dos autores: Kishan e Umer (2022); Kirjavainen (2022) e Mendonça e al. (2021). Além disso, foi pesquisado também diversos estudos e dados obtidos através de páginas da internet como, Google Acadêmico et entrevistas à determinados escritórios e marcas.

 

Na pesquisa foi possível perceber que a moda digital, na forma dos NFTs vestíveis, teve um maior crescimento a partir da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Para as ações apresentadas, pôde observar que não são tão lucrativas quanto o mercado de luxo tradicional, mas sim uma divulgação necessária que abriu caminho para as marcas de moda transformarem seus universos, antes limitados às ofertas físicas. Foi observado também que a moda digital conquista em sua maioria os consumidores do público da geração Y e Z e que o novo luxo de moda dentro de um contexto contemporâneo, se tornou uma experiência por meio de ações midiáticas e tecnológicas, onde essas experiências são muitas vezes compartilhadas através das redes, tornando difícil desassociar o novo luxo de moda do mundo virtual. 

 

Essa dissertação apresenta um panorama das relações do setor de moda de luxo com a moda digital, através dos NFTs vestíveis, que apesar de estar presente em um mercado volátil, confirma-se assim a hipótese de que há uma mudança de mercado e uma tendência de crescimento do consumo da moda de luxo nos ambientes virtuais. Conclui-se que a moda virtual pode ser considerada como uma oportunidade e mais uma ferramenta para assistir o consumidor moderno a explorar novas formas de consumo e interação em meios digitais. 


Referências e materiais consultados:


CARDOSO, Rafael. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. Rio de Janeiro: Arcos, v.1, 1998.

CASTARÈDE, Jean. O luxo. Os segredos dos produtos mais desejados do mundo. São Paulo: Editora Barcarolla, 2005.

CASTILHO, Kátia; VILLAÇA Nízia. O novo luxo. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2006.

CRANE, D. A moda e seu papel social. 2 ed. São Paulo: SENAC, 2016.

KISHAN, Vishwas; UMER, Sheikh Muhammad. Applications of Non-fungible tokens (NFTs) and the Intersection with fashion luxury industry. Websitep Politecnico Milano. Disponível em: https://www.politesi.polimi.it/handle/10589/182823 Acesso em: 13 mar. 2022

KIRJAVAINEN, Emma. The future of luxury fashion brands through NFTs. Department of Marketing Aalto University School of Business, 2022.

LAVER, James. A roupa e a moda. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles; ROUX, Elyette. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MENDONÇA et al. Tokens não fungíveis: Conceitos, aplicações e desafios. 2022. Disponível em: file:///G:/Users/casa/Downloads/108-Manuscrito%20de%20cap%C3%ADtulo-756-1-10-20221012%20(1).pdf Acesso em: 03 mar. 2023.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. 2. ed. Rio de Janeiro, Contraponto, 2016.

STREHLAU, Suzane.  Marketing do luxo. São Paulo: Cengage Learning, 2008.


Sobre a autora

Mestra em Design, Arte e Tecnologia (Bolsista - CAPES), pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM SP/2024), pós-graduada em Negócios e Varejo também pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP/2014) e especialista em Alta Costura, pela Prefeitura de Paris-França (2012). É graduada em Design pela Universidade FUMEC-MG (2009). É professora com 11 anos de experiência no ensino de idiomas e já atuou em diversas áreas do design como criação, estilo, marketing, desenvolvimento de negócios empresariais e mídias sociais. É uma pesquisadora multidisciplinar atuando nas seguintes áreas: Gestão criativa; Design de Moda; Design e criação; Design e tecnologia e criação de conteúdo para as Mídias Sociais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5470666667111185

 
 
 

Comentários


bottom of page